sábado, 5 de junho de 2010

Volta ao mundo em 6 línguas

Estava lendo outro dia "Comédias para se ler na escola", do Veríssimo, em que uma das crônicas é sobre palavras. Após ler, fiquei me questionando sobre as palavras que conheço. Então eu me dei conta de que, independentemente da língua, existem palavras que soam bem e outras que soam mal, sem levar em conta seu significado.
Quer ver uma palavra em português da qual não gosto: "grávida". É uma coisa tão bonita estar gerando uma vida, e infelizmente representado por uma palavra tão sonoramente feia.

Um nome que acho muito bonito é "Amanda", talvez por ela se parecer com "Amando".
Imagine uma conversa entre dois garotos, em que um diz "Estou amando a Amanda..". ó, how cute. By the way, cute is a very cute word in English. I mean, when you say cute, it sounds that you´re talking about something cute - and cute sounds cute.
Isso me lembra da época em que estudei francês. Tinha umas palavras bonitas. Aliás, francês é todo bonito. Mesmo que você esteja xingando em francês, soa bem. Um das minhas palavras favoritas em Francês é Mademoiselle. Soa tão principesco...Princesse Mademoiselle Luíza =] (para os entedidos de francês, isso deve estar errado, mas que soa bonito, soa!)

Aliás, isso também me lembra o fato de que algumas pessoas dizem que eu sou muito francesa, com meu cabelo curto e meu allstar. Ou talvez eu só seja EMO mesmo, nunca se sabe. Hm, isso também me faz lembrar de uma cantada que levei:
"Você está tão Francesa, tão Coco Chanel com este vestido de bolinhas, cabelo curto e batom vermelho".

Mas bem, voltando.

Outra língua legal é o Alemão. Não que eu fale alemão, nem nada. Quer dizer, se saber contar até 10 valer, eu falo Alemão. Uma palavra bonitinha do Alemão é "Dank", que quer dizer "Obrigado" e se pronuncia "Danke". Soa bem, apesar de que os alemães parecem brigar o tempo todo quando estão conversando.

E falando em contar, eu deveria saber contar em Japonês até o infinito, dado o tempo que pratico Judô... mas talvez eu saiba contar até 10 também... e dizer "Sensei", que quer dizer Professor - Eu acho...

Falando em línguas estranhas, temos ocupando o primeiro lugar em beleza o Élfico. Tá bom que ela já foi falada há muito tempo na Terra Média, e é difícil encontrar alguém que ainda converse em Élfico por aí (fora de Vallinor), mas saber umas palavras em Élfico é sempre útil, vai que tenhamos que sair algum dia da nossa toca, que fica segura no Condado...nunca se sabe quando as coisas podem mudar, apesar de ser do conhecimento de todos que Hobbits não gostam de se aventurar "além da sua adega".
Hm, do que eu falava mesmo?

*Lu tem a incrível capacidade de emendar um pensamento no outro, o que constantemente se reflete nos seus textos. Ou talvez ela esteja surtando, nunca se sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário