segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Lendo Ei! Tem alguém ai?

"Ei! Tem alguém ai?", um livro de Jostein Gaarden (o mesmo autor de "O Mundo de Sofia" e "O dia do Coringa"). É um livro infantil, que nos faz questionar sobre nossa maneira de enxergar as situações, e também nos faz quebrar certos paradigmas. Este primeiro trecho nos faz pensar sobre o normal e o comum. O que é normal para mim, pode não ser normal para outra pessoa, por exemplo. E o comum pode ser bastante fantástico, se visto sob outra perspectiva.

Mas bem, vamos para a história!

"Lembro com bastante clareza como tudo começou. Até poderia dizer que começou de um jeito muito normal. Quer dizer, se é que se pode considerar 'normal' esperar nascer uma irmazinhã ou irmãozinho. Não sei. As coisas mais comuns nem sempre são tão banais quanto pensamos.

Naquela época nós sempre tínhamos em casa duas ou três galinhas ciscando no quintal. Você acha que galinha é uma coisa comum? Bem, eu também achava. Mas isso foi antes de conhecer o Mika.

Imagine que você fosse um astronauta solitário atravessando o espaço sideral. Mesmo que você viajasse durante meia eternidade, só com muita sorte encontraria uma galinha - uma só que fosse.

É bem possível que não existam galinhas em nenhum outro lugar do universo exceto no nosso planeta Terra. E o universo é tão vasto que nem dá pra imaginar! Sendo assim, como podemos dizer que a galinha é comum?

Se estou começando desta maneira minha história sobre Mika, é porque foi ele que me ensinou que nada é comum. Às vezes pessoas dizem que tiveram 'um dia comum'. Isso me deixa meio aborrecido, porque não existem dois dias iguais. E nós também não fazemos a menor ideia de quantos dias de vida ainda temos pela frente!

Talvez pior do que falar numa galinha 'comum' ou num dia 'comum' seja falar num menino 'comum' ou numa menina 'comum'. É o tipo de coisa que a gente diz quando não quer se dar ao trabalho de conhecer melhor as pessoas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário