quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Luto

Morre monsenhor Bianchini

Morreu ontem, em Florianópolis, o monsenhor Francisco de Sales Bianchini. Há 59 anos celebrando missas na Capital, ele participou da criação de diversos programas de auxílio à comunidade e ajudou a fundar a principal universidade do Estado.

O monsenhor tinha 85 anos e, atualmente, celebrava missas na capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Avenida Beira-Mar Norte, pertencente à paróquia São Luís. Internado desde o dia 19 de outubro, ele morreu no Hospital de Caridade, por conta de uma insuficiência respiratória.

Nascido em Brusque, no Vale do Itajaí, filho mais novo de 11 irmãos, Bianchini era o único da família que teve despertada a vocação para a vida religiosa.

Quando criança, celebrava missas para os sobrinhos, e as hóstias eram pedacinhos de banana. Já padre, passou por várias comunidades, todas em Florianópolis, onde trabalhava havia 59 anos, e foi responsável por trazer vários movimentos leigos para a arquidiocese.

Na área de educação, foi professor fundador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), chefe do Departamento de Filosofia e diretor do Centro de Ciências Humanas da universidade. Também coordenava 11 grupos de casais, participava do Cursilho de Cristandade e fundou o Movimento de Jovens Emaús.

Neste ano, completaria jubileu de diamante presbiteral, pelos 60 anos de serviços religiosos prestados.

Um das principais referências religiosas da Capital

A missa de corpo presente será realizada hoje, às 9h30min, na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo de Florianópolis, dom Murilo Krieger.

O velório acontecerá após a celebração, no Cemitério Jardim da Paz, no Monte Verde. Florianópolis perde uma de suas principais referências religiosas.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3088568.xml&template=3898.dwt&edition=15774§ion=213

Não foi citado na matéria, mas o monsenhor foi um dos principais responsáveis por trazer o Emaús para Florianópolis, tendo sido orientador espiritual do Movimento por mais de 30 anos.

*Lu está muito triste.
"Emaús/Emaús/lá as almas em pedaços/sempre encontram alegria/no momento em que o Cristo parte o pão"

Nenhum comentário:

Postar um comentário