sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Falta de ideias?

Hoje estava eu na reunião do Departamento do Jornalismo, quando um dos professores argumentou a necessidade de uma disciplina optativa chamada "pautas e fontes", que consiste em ensinar os aluninhos a pensar em pautas relevantes, importantes, interessantes, ou seja: Jornalísticas!

Ai eu lembrei do meu professor na primeira fase, na aula de Técnicas de entrevista e reportagem. Ele disse que havia um jornalista (sorry, não lembro o nome), que via pautas em tudo ao seu redor.

Todo mundo ficou meio em choque, porque tínhamos que espremer muitos nossas cabecinhas recém calouras para sair algo que considerássemos digno de uma matéria.

Então o tempo foi passando e eu resolvi escrever um blog. E descobri algo muito útil: tanto ter ideias para texto, quanto a habilidade para escrevê-los é questão de treino. Capacidade para observar, escutar, pensar, traduzir...

A cada segundo eu tenho ideias para posts no blog: Já que não precisam ser relevantes jornalísticamente falando, mas sim por se tratar de um blog sobre coisas corriqueiras, é extremamente fácil.

Por exemplo, estou sentada na praça de alimentação do shopping e pensei em várias coisas, só de prestar atenção no que está acontecendo:
- Pq a fila do Mc Donald´s é maior do que qualquer outra? Tem duas crianças comendo Mc Lanche feliz ao meu lado. Que tal escrever sobre alimentação saudável?
- Tem várias pessoas usando a internet por aqui, assim como eu. Porque? Que tal escrever sobre a popularização da internet?
- O pessoal aqui do outro lado tá falando sobre a estréia do Harry Potter. Como que não tem mais ingresso para a pré-estréia, faltando mais de 3 semanas? Porque um livro influenciou tanto uma geração, que cresceu lendo Harry Potter?

Assim, antes de dizer "não tenho ideias", pare o que está fazendo e olhe ao redor. Vá dar uma voltar, tomar um café... e leve um bloquinho de anotações!

Você terá pelo menos uma ideia boa, no meio das milhares que irão surgir =]

Um comentário:

  1. Ehhhh realmente idéias não faltam!!!
    O problema eh tempo para colocá-las nas pautas!!! uhauha

    ResponderExcluir