domingo, 7 de novembro de 2010

Desafios, Esportes e Procurando Nemo

Sempre gostei muito de esportes, mas nunca tive muita paciência para frequentar academia. Um dos exercícios mais recomendados por médicos é a natação, já que é bem completo, e também desenvolve a resistência respiratória.

COnfesso que considero nadar um pouco monótono, talvez por não conseguir lidar com meus pensamentos. Então fico naquela coisa de ir contando azulejos no fundo da piscina, respirar em ritmo constante a cada 1 ou 3 braçadas e às vezes desviar do Tsunami que o meu parceiro de raia provoca ao nadar ou dos chutes, sem querer e sem noção do mesmo Poseidon que nada - ou se debate, mais precisamente - ao seu lado.

Assim, após me matricular e fugir milhares de vezes da academia - e da aula de natação - descobri uma modalidade divertida: as maratonas aquáticas, provas de travessia de natação em ambientes abertos, como praias, lagoas...etc, o que convenhamos é bem mais divertido que nadar na piscina, apesar de água não ser tão quentinha, nem tão limpa em determinados casos.

Uma das mais divertidas que fiz foi a travessia da Lagoa da Conceição, em Florianópolis - SC. O interessante desta travessia é que, apesar de ter aquele pessoal que vai pra ganhar, tem também o grupo dos que vão para completar a prova, como pessoas de mais idade, crianças e até deficientes físicos, o que é um grande desafio, afinal, são 2.200m de natação.

Assim, após fazer um alongamento, caminho até o lugar da largada, onde há um agrupamento grande de pessoas. Queria encontrar conhecidos, mas é difícil reconhecer alguém quando está todo mundo de touca e óculos de natação. É dada a largada. Vejo um bando de pessoas para todos os lados. Procuro não ficar nos que largam primeiro, já que eles se estapeiam para largar na frente, e até tentam afogar o atleta ao lado, se necessário.

Mergulho e começo as primeiras braçadas, a água está fria, apesar de ser dezembro. Vamos lá, batendo pernas, respirando...1 braçada, 2 braçadas, uma respirada, batendo pernas, respirando...1 braçada, 2 braçadas, uma respirada..1 braçada, 2 braçadas, uma respirada.

"Céus, estou pior do que pensava, pelo menos a água não parece mais tão fria"...batendo pernas, respirando...1 braçada, 2 braçadas, uma respirada. "Eita, o ar não entra mais". Resolvo nadar de costas um pouquinho. Vejo um dos guarda-vidas, deitado em sua prancha de surf, remando ao meu lado. "Menos mal, se eu desmaiar ele me socorre" respirando...1 braçada, 2 braçadas, uma respirada.

"Cara, o que é que eu tô fazendo aqui mesmo", penso lá pela metade da prova...mas
lembro-me da Dori, do filme "Procurando Nemo" que cantava "continue a nadar, continue a nadar", e eu continuo. Troco o estilo, nado um pouco de costas, um pouco de peito...e cada vez que faço isso passa uma velhinha por mim, nadando muito mais rápido do que eu no auge dos meus 20 e poucos...

Finalmente vejo que estou chegando!"Iupi"!Começo a nadar mais rápido, e já vejo a margem a poucos metros na minha frente. Mais uma braçacada, mais uma braçada, mais outra e finalmente bato com a mão na bóia de chegada. 2 homens da organização me seguram, ajudam a levantar e perguntam se estou bem. Faço que sim com a cabeça e saio devagar da água, meio tonta... passo pelo scanner de tempo, e vejo minha família, me esperando. Estou coberta de uma fina camada de sujeira, mas sorrio.
Mnha mãe diz que pareço a Frida Khalo, com a sobrancelha extremamente grossa.

Comemoramos juntos minha conquista e alguém abre uma garrafa de Champagne. Brindamos a conquista, a família, e o mais importante: o fim da travessia.

*Lu irá participar das maratonas aquáticas este ano de novo! E você?

4 comentários:

  1. Eu não vou participar de uma maratona nunca.. eu não aguentaria dar nem dez braçadas!

    Mas, o melhor deve ter sido a Frida Khalo saindo da água hehehe =D

    ResponderExcluir
  2. "continue a nadar...continue a nadar"

    ResponderExcluir
  3. Vamos lá Lu, nos encontramos na chegada....

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Lu, muito legal.
    As inscrições deste ano já estão abertas...hehehehehe...
    Nos encontramos na largada.
    Beijão.

    ResponderExcluir