segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Barca dos livros

“A margem da página, é a margem do mar, de imagem e mágica, onde essa barca vai nos levar. Lá vem a barca dos livros, carregada de tesouros, quem embarca num bom livro, fica livre fica vivo.” Com essa música começa o passeio da Barca dos Livros.

O projeto, que foi idealizado no ano 2000, realiza passeios de barcos com contação de histórias. Ocorre uma vez por mês na Lagoa da Conceição, dura em média 50 minutos e traz música, histórias e coloca livros a disposição das crianças.

A idéia surgiu com Tânia Piacentini, que por ser consultora da Fundação Nacional do livro Infantil e Juvenil, recebia em média 800 livros por ano e precisava dar um destino social ao material. Quando constatado que em Florianópolis só existiam duas bibliotecas, a biblioteca pública estadual no centro da cidade e a municipal no Estreito, a Sociedade Amantes da Leitura criou a Biblioteca Barca dos livros, na Lagoa da Conceição.

A Sociedade Amantes da Leitura é uma ONG, idealizada por pessoas que tem em comum o gosto pela leitura. A ONG realiza projetos como a Biblioteca Barca dos Livros, que em 2007 ganhou um prêmio na categoria de melhor projeto de incentivo a leitura do país e os passeios de barca com os contadores de história. “Para as crianças é um exercício de imaginação transformar a palavra em imagem. Tanto ler quanto ouvir histórias exige isso”, expõe Gilka Girardello, uma das contadoras de histórias do projeto.

A biblioteca, que no mês de abril recebeu 1050 pessoas de toda a grande Florianópolis, empresta livros de literatura para sócios de todas as idades. Dentro da biblioteca, existem projetos para adultos, como as aulas de contação de histórias e cursos de leitura em voz alta.

"A importância de uma Biblioteca é oferecer a população a oportunidade de ler gratuitamente. Quem lê, têm muito mais chances de fazer a sua inclusão na sociedade, e a biblioteca visa formar leitores de todas as idades.” completa Tânia Piacentini. Para incentivar a leitura de seus alunos, diversas escolas públicas e particulares levam seus alunos à Barca, e estas visitas à biblioteca são um incentivo a mais para que os alunos adquiram o hábito da leitura.

Mais informações http://www.amantesdaleitura.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário